MOVIMENTOS SOCIAIS .
Objetivos da aula: Investigar a contribuição dos movimentos sociais como fonte de
transformações na sociedade. Conhecer alguns Movimentos Sociais
Definição: são movimentos representados por um coletivo de pessoas, demandando algum bem material ou simbólico. (Gohn, 2003), expressando-se tanto como motor de transformação social, como partícipes do processo de mudanças e de sua efetivação.
M.S. é um conjunto de opiniões e de crenças comuns a uma população que manifesta preferências pela mudança de alguns elementos da estrutura social e/ou da distribuição de recompensas numa sociedade; São também empreendimentos coletivos destinados a estabelecer uma nova ordem de vida.
Na concepção de Boudon (1995, p. 291), movimento social é um empreendimento coletivo de protesto e de contestação que visa impor mudanças, de importância variável, na estrutura social e/ou política através do recurso frequente, mas não necessariamente exclusivo, a meios não-institucionalizados.
História
Os M.S. origem antiga, desde os primórdios da civilização. Muitos acabaram por desencadear mudanças extremamente significativas no mundo e também no Brasil, desde sua colonização.
Eles reivindicavam as questões operárias, lutas nas questões da escravidão, da posse de terras, da carestia entre outras.
Um dos movimentos expressivos da década de 60 do século XX foi o movimento estudantil em vários países do mundo. No Brasil adquiriu importância por representar não só os estudantes, mas toda a sociedade brasileira, que naquele momento sofria as consequências do processo repressivo da ditadura militar e do arrocho salarial que se implantava no país, especialmente às classes populares.
Em meados de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade através da realização de manifestações em espaços públicos (rodovias, praças, etc.)
Em 1980 destacaram-se as manifestações sociais conhecidas como "Diretas Já".
Em 1990, o MST e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos, tais como os movimentos sindicais de professores.
A defesa dos direitos sociais caracterizava-se em lutas por moradia, transporte, alimentação, saúde e educação e algum tempo depois foram acrescida pela luta das questões ambientalistas.
As passeatas, manifestações em praça pública, difusão de mensagens via internet, ocupação de prédios públicos, greves, marchas entre outros, são características da ação de um movimento social.
Alguns Movimentos Sociais
MST
MTST
FSM
Movimento Hippie
Movimento Feminista
Movimento estudantil
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista cujo objetivo é a implantação da reforma agrária no Brasil.
Recebe apoio de ongs e orgs. religiosas, do país e do exterior, interessadas em estimular a reforma agrária e a distribuição de renda em países em desenvolvimento. Sua principal fonte de financiamento é a própria base de camponeses já assentados, que contribuem para a continuidade do movimento.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)
Surgiu em 1997 da necessidade de organizar a reforma urbana e garantir moradia e a todos os cidadãos.
Está organizado nos municípios do Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo.
O Fórum Social Mundial (FSM)
é um evento altermundialista organizado por movimentos sociais de diversos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. Seu slogan é
Um outro mundo é possível.
É um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais.
O Fórum Social Mundial (FSM) se reuniu pela primeira vez na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, entre 25 e 30 de janeiro de 2001, com o objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos.
Movimento hippie
Movimento de contracultura dos anos 60.
Um de seus slogans: "Paz e Amor"
As questões ambientais, a prática de nudismo, e a emancipação sexual eram idéias respeitadas recorrentemente por estas comunidades.
VER O FILME ‘Hair’.
Movimento Feminista
Baseado na teoria do feminismo que é um discurso intelectual, filosófico e político que tem como meta os direitos iguais e a proteção legal às mulheres.
No fim dos anos 80 e início de 90 as feministas ditas pós-modernas argumentaram que os papeis sociais dos gêneros seriam construídos socialmente, e que seria impossível generalizar as experiências das mulheres por todas as suas culturas e histórias.
Movimento estudantil
O movimento estudantil é o produto social e a expressão política das tensões latentes e difusas na sociedade. Sua ação histórica e sociológica tem sido a de absorver e radicalizar tais tensões. Sua grande capacidade de organização e foi capaz de colocar cem mil pessoas na rua, quando da passeata dos cem mil, em 1968
Conclusão
Os movimentos sociais, sejam novos ou tradicionais, encontram-se contextualizados em meio às transformações ocorridas na política, econômica e social, na expansão dos mercados, marcados pela profunda crise estrutural da economia mundial e do país, pelas mudanças nos modelos de organização da produção do trabalho e da dinâmica social, agravada com globalização.
Neste novo milênio estamos presenciando novos tipos de associativismo no cenário brasileiro, no qual os movimentos sociais voltam a ter visibilidade, e pressionam os processos de transformação social, incorporando outras dimensões do pensar e do agir social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário